Algumas decisões da vida a gente só tem certeza de que foram acertadas ao olhar para trás. Felizmente há muitas outras que podem ser tomadas quando olhamos para frente.
Seja qual for sua idade, não há quem não deseje ter relacionamentos bacanas, finanças em ordem e saúde de corpo e alma.
Para construir e manter estes alicerces Você terá que >
Fortalecer as relações
Fortalecer o corpo
Fortalecer o espírito
Para fortalecer as relações.
Há alguns sinais de que temos uma conexão de alma com um amigo. Primeiro não há esforço para estar junto nem obrigação. Depois, sentimos que existe uma troca de apoio e entusiasmo. No final do encontro, novas idéias foram geradas e a energia de ambos está em alta. Tecer esta rede de afeto vale também para quem já tem uma família acolhedora, pois é certo que as crianças vão crescer e o casamento pode enfrentar altos e baixos. Por isso, é importante cultivar um círculo maior, que nos dê a sensação de pertencimento e traga mais leveza mesmo nos momentos mais difíceis.
No amor, até a faixa dos 30 anos todas as experiências são válidas. Mas a partir daí, já dá para saber o que se quer e é bom ter coragem de romper com o que não serve mais, pois certos relacionamentos têm prazo de validade. Quando a história fica só patinando, ainda que o amor não tenha acabado, é hora de se separar para que cada um continue a se desenvolver. Se isso não acontece, o futuro pode ficar cheio de ressentimentos, cheio de “eu devia ter feito e não fiz”.
A felicidade amorosa decorre do como cada um é capaz de lidar com as próprias carências.
O caminho seguro não depende do encontro com o parceiro ideal, e sim do autoconhecimento. É preciso descobrir dentro da gente como se acalmar e se acolher, sem esperar que alguém venha tapar nosso buraco, pois essa expectativa só deixa o vazio mais doído. Quando a gente sabe se suprir, pode viver relações mais nutritivas e menos dependentes.
Para fortalecer o corpo.
Alimentação balanceada é investimento com retorno garantido – os músculos e os ossos dependem disso, a capacidade de memorizar fica preservada, a pele mais bonita... enfim, a saúde geral agradece.
Praticar exercícios durante uma hora e meia, no mínimo duas vezes por semana deverá ser sagrado. Se estiver parado há tempos, escolha o que lhe dá prazer e o que trabalha o corpo todo, sem sobrecarregar apenas uma parte. Modalidades como aikidô, musculação, ioga, pilates entre outros, fortalecem os músculos e dão flexibilidade às articulações, respeitando o limite de cada praticante. Mas dançar também pode ser uma delícia. Não há limite de idade para começar a se exercitar.
Para fortalecer o espírito.
Nós só temos o momento presente, mas, se você não quer ter rugas, passa creme todo dia certo? Prepara hoje o amanhã. “Com ação, não com preocupação”, ensina a monja Cohem mestra brasileira do budismo.
O mesmo princípio pode ser usado para quem quer cultivar a espiritualidade – um refúgio que amplia a ética e a capacidade de reverenciar tudo que é vivo com mais ternura, a começar por você mesmo. E aqui aparece a necessidade do autoconhecimento mais profundo, pois sem espiritualização não há sentido.
A vida por si só é desprovida de qualquer sentido. É a gente que dá um sentido a ela. Por isso a importância de mergulhar na Alma, pois a Alma é só sentido, e nós procuramos o grande sentido, onde ocorre o fenômeno da realização. Buscar um sentido para a vida, na verdade, é se espiritualizar. Lembre-se: sem espiritualização não há realização.
A espiritualidade é uma necessidade inata do ser humano, independente da religião. O espiritual transcende a religiosidade. Religiosidade é a prática espiritual de acordo com os ritos e regras peculiares a determinada religião, enquanto que o espiritual é a essência.
Os índios, por exemplo, têm muita espiritualidade e nenhuma religião.
Viver na espiritualidade é viver sob uma influência constante que me orienta a trabalhar com o resto, e através dessa influência mexer com a Alma. E nada alegra tanto a Alma como o investimento em sua individualidade, e desenvolvê-la é investir na sua realização.
Realização é a concretização dos anseios da Alma, pois esta expressa-se pelo anseio,o que é diferente de desejo. Desejo é coisa do mental, do ego. Anseio é um impulso da Alma de querer certas coisas para se sentir completa.
Todas as reações ruins no peito são coisas que não se enquadram na realização da Alma. Tudo aquilo que faz com que você sinta bem estar, na verdade é a Alma dizendo que tudo esta bem e tem a ver com ela. Dessa forma a Alma sendo plena de sensos, é um aparelho que serve de guia.
0 comentários:
Postar um comentário